ORDER BOOK

*DEEP ECOLOGY - NOTE-BOOK OF HOPE - HIGH TIME *ECOLOGIA EM DIÁLOGO - DOSSIÊS DO SILÊNCIO - ALTERNATIVAS DE VIDA - ECOLOGIA HUMANA - ECO-ENERGIAS - NOTÍCIAS DA FRENTE ECOLÓGICA - DOCUMENTOS DO MEP

2006-07-17

PINTASILGO 1988

pintasilgo-2> datas ac – datas mep – os dossiês do silêncio – eco-ecos – eco-documentos

PLATAFORMA EUROPEIA DO AMBIENTE (*)

18/7/1988 - Um "comité europeu de alto nível para as normas ambientais" deverá ser criado no âmbito da CEE até 1992, "exercendo as suas funções tanto ao serviço da opinião pública como ao serviço específico da Comissão Europeia".
Este foi um dos pontos analisados na reunião de sábado passado, em Lisboa, pelo grupo de trabalho que em Portugal vai representar a Plataforma Europeia para o Ambiente, iniciativa lançada em Março no âmbito do Parlamento de Estrasburgo e que foi inicialmente subscrita por Maria de Lurdes Pintasilgo, mais dois deputados do Parlamento Europeu - François Roealants du Vivier e Carmen Diez de Rivera - além de Brice Lalonde, conhecido activista das movimentações ecologistas e actual membro do governo francês.

DIVERSIDADE NO CONSENSO

A primeira reunião da Plataforma em Portugal, teve lugar no Sábado, aproveitando o início das férias parlamentares de Lurdes Pintasilgo, que dialogou com alguns dos primeiros signatários, entre os quais o Prof. Gomes Guerreiro, o eng. Sidónio Paes e a documentalista Maria João Beça Múrias.
Duas dezenas de personalidades integram já, entre nós, esta P.E.A., que irá procurar agir, em cada País da Comunidade, de acordo com as prioridades ecológicas de cada um e os seus problemas específicos.
Deram até agora a sua adesão à Plataforma Europeia para o Ambiente personalidades de diversos quadrantes partidários e variada formação profissional mas "unidos" no objectivo comum de defender o Ambiente .
São eles até ao momento: Maria João Beça Múrias, Torres Campos, Adelino Cardoso, Afonso Cautela, Natália Correia, António Bruto da Costa, José Torres Couto, Delgado Domingos, António Lobato de Faria, Gomes Fernandes, João Freire, António González, Nuno Grande, António Guterres, Lagoa Henriques, Alberto Martins, Helena Sanches Osório, Nuno Portas, Nuno Teotónio Pereira, Júlio Resende, Helena Roseta, Beja Santos e Boaventura Sousa Santos.
Na proposta básica, que deu origem à Plataforma Europeia para o Ambiente, considera-se que há ainda um numeroso grupo de pessoas que opõem protecção do ambiente e desenvolvimento económico.
Ora os signatários pensam que uma coisa e outra têm de seguir a par e é por isso que resolveram agir, informando a opinião pública e pressionando os diferentes "agentes" políticos e económicos, no sentido de que estes integrem o ambiente em todas as suas decisões.
Se alguns já o fazem, são tentativas isoladas e bastante tímidas, pelo que a Plataforma se propõe exactamente "acelerar o processo", em particular na perspectiva do grande mercado único europeu previsto para 1992.
" Esperamos provocar - afirmam os autores da iniciativa que deu lugar, em Março passado, à PEA - um vasto movimento na Europa, susceptível de promover uma política ao mesmo tempo ambiciosa e realista do ambiente no horizonte 1992."
O apelo está lançado em todos os países da C.E.C. e espera-se que até ao próximo Outono fiquem delineadas as primeiras acções concretas no sentido de "atacar" , um por um, os grandes problemas ambientais, a nível europeu e planetário, alguns dos quais já se encontram citados no "dossier" inicialmente elaborado como primeiro documento de trabalho.

METAS ATÉ 1992

A meta da plataforma é constituir um Comité Europeu de alto nível para as normas ambientais, como démarche de fundo que dê apoio a todas as outras que se projectam: uma inspecção europeia do Ambiente, o reconhecimento do direito colectivo de fazer apelo à justiça, um IVA modulado em função de objectivos ambientais, a obrigatoriedade de estudos de impacto para todos os financiamentos CEE, uma etiquetagem ecológica dos produtos de consumo , um programa "empregos-ambiente", uma participação institucionalizada das regiões, uma estratégia "energias renováveis", um órgão independente para a segurança nuclear e uma política agrícola comum qualitativa.
Pontos mais concretos contemplados na PEA podem citar-se os seguintes: Programas "Erasmus","Comett" e "Ciência" para o ambiente, um órgão parlamentar europeu de avaliação das escolhas cientificas e técnicas, uma integração completa da política do ambiente em Lomé IV, um plano activo de luta contra a desertificação, uma directiva "madeiras tropicais", o lançamento de um plano mundial contra o aquecimento do clima, o desenvolvimento da estratégia internacional anti-ácido, uma moratória para os oceanos-caixotes do lixo, agências internacionais de protecção das bacias de água, prevenção internacional das catástrofes, rede mundial para a promoção da transferência das tecnologias limpas e normas jurídicas mundiais para a salvaguarda da fauna, da flora e dos meios naturais.
- - - - -
(*) Publicado no jornal «A Capital», 18/7/1988

DATAS (1972-1990)

1-4 - 99-07-18-ie-ac> = ideia ecológica - datasac6>

18-7-1999

DATAS AC (1972-1990) - INTERVENÇÕES EM NOME DA ECOLOGIA

Ver desenvolvimentos em anexos a este file

72-00-00 - Conferência da ONU em Estocolmo
73-00-00 - AC publica o livro «Depois do Petróleo o Dilúvio», onde comenta as teses de Ivan Illich à luz dos recentes acontecimentos da guerra do Kipur e respectiva interrupção da torneira petrolífera (Ver em anexo, dactilografia de uma página de diário)
74-05-17 - Reunião em Lisboa, no restaurante Unimave, Rua da Boavista, 57, de várias «correntes não violentas» para deliberar sobre a criação do movimento ecológico em Portugal
75-00-12 - AC publica no nº 8 da revista «A Urtiga» um artigo sobre «Terror Atómico e Terremotos»
75-12-20 - A convite do conselho directivo da Escola ~Sá de bandeira, de Santarém, AC paricipa num colóquio sobre Ecologia
76-03-15 - Jornada anti-nuclear de Ferrel
77-00-00 - Frente Ecológica cria na Livraria Peninsular a Biblioteca para os Tempos Difíceis
77-03-22 - Com a chancela «FE», AC publica uma comunicação anti-nuclear: Quem vai ser responsável pelo crime nuclear - 40 perguntas do Povo Português (feitas) pelo jornal «Frente Ecológica»
77-05-02- A convite de Boaventura Sousa Santos, do Grupo de Intervenção Ecológica da Faculdade de Economia, AC participa no colóquio «Ecologia Política - a Luta por uma sociedade alternativa», na Faculdade de Economia, em Coimbra
77-05-13 - A Convite da Câmara Municipal de Setúbal, AC participa no colóquio sobre ecologia.
77-05-13 - A convite da Comissão de Ecologia, Ambiente e Habitação da Assembleia Municipal do Montijo, AC participe na mesa redonda sobre ecologia e saúde. Presentes: Maria Alfreda Cruz Viana, Luiz Grand'Vaux Barbosa, Afonso Cautela e José Carlos Marques
77-06-10 - A casa da Cultura das Caldas da Raínha realiza o Forum Junho, «por uma intervenção popular criativa em defesa do ambiente não degradado». Participaram: Cadernos «Viver é Preciso», Comissão de Apoio à Luta contra a Ameaça Nuclear (CALCAN), Comissão de Luta Anti-Poluição do Alviela ( CLAPA), Cooperativa Pirâmide (Porto), Frente Ecológica (Paço de Arcos), Grupo Não à Opção Nuclear (NON), Grupos de Intervenão Ecológica de Coimbra, Évora e Lagos, Revista Alternativa (Porto)
78-02-09 - A convite de um grupo de alunos - AC participa em Lisboa no debate sobre Ecologia e Saúde na Faculdade de Ciências Médicas.
78-03-11 - É divulgado o primeiro comunicado do grupo fundador do Programa Ecológico de Esquerda, assinado por: Afonso Cautela, Artur Tomé, Deodato Santos, Helena Vaz da Silva, João Pedro Teixeira Ferreira, João Ramos, José Aredes, Luís de Almeida Figueiredo e Sá, Mário Alves, Mário Vidal
78-07-01 - A convite do Centro Cultural Popular Bento de Jesus Caraça, AC participa em Vila Viçosa, com Rocha Barbosa, no debate sobre medicina do trabalho e problemas do ambiente
78-12-19 - Palestra de AC na SPN sobre «Ecologia e Naturismo»
79-04-04 - A convite da Sociedade Recreativa Artística Bejense, AC participa em Beja no colóquio sobre a barragem de Alqueva. José António Moedas serviu-lhe de guarda-costas para não apanhar uma sova dos comunistas presentes que o convidaram.
79-06-08 - Debate sobre energia nuclear na Biblioteca Operária Oeirense: Afonso Cautela, Frederico de Carvalho, Eurico da Fonseca, Margarida Barros
79-07-12 - Publicado em Lisboa o 1º nº do Boletim da Associação Portuguesa de Ecologistas «Amigos da Terra»
79-11-01 - Em Évora, na Pousada da Juventude, o I Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Ecologistas «Amigos da Terra.»
79-11-23 - Em Lisboa, na sede da Associação Portuguesa de Ecologistas «Amigos da Terra», realiza-se a assembleia geral para ratificar a «Declaração de Princípios» que começou a ser debatida na reunião de Évora.
80-02-11 - Encontro de Ecologistas em Lisboa ( Ver em anexo, carta de AC a Rocha Barbosa)
80-10-07 - Artigo de AC sobre Graal in «Portugal Hoje» , com base em elementos colhidos no boletim «Mudar de Vida»
81-01-00 - Iniciativa Planetária para um Mundo à Nossa Escolha
81-02-21/22- A convite do grupo ecológico da Associação Académica de Coimbra, AC participa no ciclo de informação ecológica, realizado no edifício Chiado, Rua Ferreira Borges.
81-06-08 - «D. de N.» publica o Manifesto Alternativo, assinado por AC, Delgado Domingos, Eduardo Cruz de Carvalho
81-07-15 - Proposta da «FE» apresentada na reunião de Lisboa: Curso por correspondência s/ tecnologias libertadoras e Formas Alternativas de Vida
82-02-17 - AC publica in «PH» uma entrevista com o ecologista francês René Dumont
82-05-00 - Reunião em Nairobi (?) de ONG's de 55 nações
82-06-02 - A convite de um grupo de alunos da Escola do Magistério Primário de Évora, AC participa em Évora no debate «A Serra de Ossa de Ontem, de Hoje e de Amanhã».
82-06-18 - Reunião constituinte do Movimento Ecologista Independente - Associação para o Renascimento Rural
82-08-21 - Reunião realizada em Lisboa destinada a «intervir na transformação da sociedade portuguesa, unindo os esforços de todos os interessados em construir alternativa de vida viáveis», com a presença de[ ] . Acta da reunião, foi enviada para: Afonso Cautela, António Duarte, António Fonseca, Carlos Pessoa, Delgado Domingos, Deodato Santos, Domingos Janeiro, Eduardo Olímpio, Fernando Pessoa, Jacinto Vieira, João Freire, João Reis Gomes, José A. Gomes Ribeiro, José Carlos Marques, José Leal, José Manuel Lopes, Juana Warden, Júlio Valente, Manuel João Calado, Manuel Joaquim Gandra, Paulino de Magalhães, Rocha Barbosa, Taciano Zuzarte, Teresa Santa Clara Gomes
83-02-28 - AC participa no Canal 2 da RTP, no programa Clube de Imprensa, com Ribeiro Telles e...
83-04-01 - Mário Soares almoça em Lisboa, num restaurante da Madragoa, com um grupo de Ecologistas, 3 dezenas de pessoas ligadas a movimentos ecologistas, anti-nucleares e de defesa da vida selvagem.
83-04-08/15 - III Semana do Filme ecológico, em Leiria, promovida pelo teatro da Columbina, Cooperativa de Produção e Animação Cultural
83-05-22 - Sai o número do jornal «Ecologia em Movimento»
83-05-26 - Reunião em Lisboa do grupo «Ecologia em Movimento», com as seguintes presenças: Adelino Dias Cardoso, Afonso Cautela, Gertrudes Silva, João Paulo Cotrim Pires, Joffre Justino, Jorge Leandro, Jorge Murteira, José Afonso Faria, José Diniz, José Manuel Brito de Melo Amaral, José Manuel Lopes, Maria da Conceição da Silva Costa Lopes, Mário Cruz, Marta David Lopes
83-05-28 - É publicado no semanário «Gazeta do Sul» um comunicado do Grupo «Ecologia em Movimento», assinado por: Afonso Cautela, António Duarte, António Eloy, António Fonseca, António Franco, Artur Tomé, Fernando Pessoa, Franklin Silva, Gertrudes Silva, João Reis Gomes, Joffre Justino, Jorge Leandro Rosa, Jorge Murteira, José Afonso Faria, José Manuel Lopes, Júlio Valente, Mário Cruz, Rocha Barbosa
83-06-09 - A convite do Teatro da Columbina, AC participa no Colóquio sobre Ecologia em Portugal em Leiria na III Semana do Filme Ecológico
85-00-00 - AC encabeça a lista municipal de independentes /Amigos da Terra /Partido Popular Monárquico. O lugar de eleito na Assembleia Municipal foi ocupado por Henrique Barrilaro Ruas.
85-03-16/17 - Encontro de Ecologistas em Troia, promovido pelo jornal «Setúbal Verde»
85-07-17 - Sabe-se lá porquê e para quê, AC escreve uma carta ao Dr. Carlos Carvalho intitulada: « Eu, Afonso Cautela, Gata Borralheira da Naturopatia». (Ver em anexo, dactilografia original)
86-00-00 - Ano Europeu do Ambiente
88-01 -10 - Aproveitando o balanço da exposição «15 anos do Movimento Ecologista», Vasco de Melo lança o projecto Ecologista Independente
88-01-11 - A convite dos finalistas da licenciatura em Bioquímica da Faculdade de Ciências de Lisboa, AC participa no debate «A Tecnologia , a Alienação e uma Sociedade Aslternativa»
88-03-21 - Na data de encerramento do Ano Europeu do Ambiente, Maria de Lurdes Pintasilgo, deputado do Parlamento Europeu, anuncia a Plataforma Europeia do Ambiente
88-07-18 - Três eurodeputados subscrevem em Estrasburgo a Plataforma Europeia para o Ambiente
89-01-20 - A UGT realiza no Hotel Roma um seminário sobre Educação Ambiental , com José Almeida Fernandes, José Augusto Neto, Adelaide espiga e Pereira Lopes.
89-01-25 - Reunião no Hotel Roma?
89-01-27 - A Associação 25 de Abril realiza em Lisboa o colóquio «As Lutas Actuais pela Qualidade de Vida» , com Beja Santos, Gonçalo Ribeiro Teles, Pedro Vieira de Almeida, Fernando Micael Pereira, Maria Helena Roseta e Maria Belo
89-12-07 - A convite de um grupo de alunos e professores do Liceu D. Pedro V, em Lisboa, AC participa num colóquio com a comunicação que não chegou a ser lida: « Será a prova geral de acesso uma prova iniciática? - O que terá a ver cultura com ecologia?»
90-08-25 - José Carlos Marques policopia um comunicado «Porque não Serei candidato às Presidenciais 1991»
***