ORDER BOOK

*DEEP ECOLOGY - NOTE-BOOK OF HOPE - HIGH TIME *ECOLOGIA EM DIÁLOGO - DOSSIÊS DO SILÊNCIO - ALTERNATIVAS DE VIDA - ECOLOGIA HUMANA - ECO-ENERGIAS - NOTÍCIAS DA FRENTE ECOLÓGICA - DOCUMENTOS DO MEP

2006-02-26

MEDICINAS 1988

plurimed> - mein kampf 1988

26-2-1991

AFINAL ELAS EXISTEM - FACTOS CONTRA FANTASMAS

Testemunho pessoal em outubro de 1988 como contributo a um relatório impessoal sobre a necessidade e urgência de uma informação sobre o mundo (sector) holístico


Outubro/1988 - Afinal as «medicinas heterodoxas» existem, apesar dos enormes esforços que em Portugal a Comunicação Social mais influente faz para as deixar despercebidas.
Como o que tem de ser tem muita força, volta e meia chegam notícias do «mundo holístico», aquele que tem como centro o universo humano, prioridade de todas as prioridades, provando que afinal alguma coisa mexe no campo da saúde (prevenção e profilaxia) e de que nem só do combate à doença (medicina) morre o homem.
[Se ainda não há muito tempo, toda a Comunicação Social deste País ignorou os «15 anos do Movimento Ecologista», exposição de 25 painéis que esteve patente 5 dias no Forum Picoas (entre 23 e 29 de Março), é muito provável que ignore também o mundo de factos e realidades que hoje se conhecem sob a designação de «movimento holístico».
A dúvida, aliás, é se há mesmo ignorância (e a natural inocência que a ignorância dá) ou se há demasiada ciência neste fenómeno de omissão e a arrogância que toda a ciência dá.
Excepção nesta «conspiração de silêncio» foi o presidente da República, que oficiou ao Forum Holístico Internacional a sua decisão de ter aceitado presidir à Comissão de Honra do Congresso Holístico, que em segunda edição se realizou em Lisboa, no Hotel Penta, dias 23, 24 e 25 de Abril de 1988.
Para a Presidência da República, pelo menos, o movimento holístico existe, o que não deixa de ser reconfortante e de nos dar uma certa esperança de ver um dia destes a luzinha ao fundo do túnel e melhores dias para este país de canibais à solta.]
[Claro que a dúvida hamlética sobre o ser ou não ser da Holística (das medicinas ditas naturais) é um facto praticamente exclusivo deste País de anedota, que elegeu Herman como seu patrono.]
Em qualquer parte da Europa dos Doze, as actividades holísticas são prática corrente e as medicinas ditas alternativas ou naturais consideradas como técnicas terapêuticas em pé de igualdade com a medicina estabelecida oficial. [não só não comem crianças ao pequeno almoço como fazem ganhar bom dinheiro a muito boa gente.]
[Ser alternativa ao sistema já não é crime, em outros países da Europa mas aqui, em Portugal, ainda é vergonha, uma espécie de blenorragia que se esconde das visitas].
[Mas nada como os factos para (tentar) desfazer nevoeiros de D.Sebastião e fantasmas de obscurantismos e inquisições.
Contra o nevoeiro do obscurantismo português, em matéria de novos ventos que sopram para o «universo humano», os factos podem coligir-se em catadupa e a dificuldade está só em seleccioná-los.]

ACONTECIMENTOS NÃO FALTAM - DE ANTON JAYASURIYA (SRI LANKA) A FERMIN CABAL (ESPANHA)

Acontecimentos do mundo holístico, não faltam. Por exemplo.
Em Benalmádena-Costa, a 4 Km de Torremolinos e a 20 de Málaga, reuniu-se, de 21 de Abril a 1 de Maio de 1988, o 14º Congresso Mundial de Medicinas Naturais, iniciativa que regularmente se realiza em países europeus mas que irradia, imagine-se, do Sri Lanka, onde Anton Jayasuriya, com a sua organização «Medicina Alternativa» (assim mesmo, com este nome português, a lembrar que Sri Lanka já se chamou Ilha de Colombo e já foi do domínio português...) fez da medicina tradicional do seu País a melhor marca registada para levar a todo o Mundo o prestígio da sua própria cultura.
Com a Acupunctura, o Sri Lanka, através de Anton Jayasuriya, tem vindo a conquistar as elites europeias e não é por acaso que, dos países anglo-saxónicos, o eixo começa a deslocar-se para os países latinos, sempre mais demorados em reagir aos estímulos: é a segunda vez que o Congresso Mundial de Medicinas Naturais se realiza na Costa sul de Espanha.
É de recordar também que o primeiro Congresso Mundial da CIA-MAN (Confederação Internacional das Associações de Medicinas Alternativas Naturais), realizado em 25-27 de Abril de 1986, significou um esforço pessoal de Fermin Cabal, advogado de Madrid consagrado às medicinas que curam, para a definitiva consagração das medicinas leves.
O assunto da oficialização destas medicinas está ainda pendente nas instâncias do Parlamento Europeu, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenta libertar-se dos «lobbies» internacionais da Farmácia para poder pôr em marcha o programa de Alma-Ata em favor das terapêuticas naturais, campanha que vigora sob o eufemismo «Saúde para todos no Ano 2000».
A provar que o «movimento holístico existe» e que as medicinas alternativas são um facto científico comprovado, bastaria lembrar algumas instituições de prestígio que não se envergonham de ser quem são e de levar o nome que levam.
De um ficheiro onde se encontram arquivados cerca de 300 endereços de uma dezena de países, respigamos os nomes de algumas instituições que, por exemplares, podem servir de exemplo a uma realidade que teima em ignorar-se em Portugal, ou antes, que a Comunicação Social em Portugal teima em ignorar :
-American Biologic Hospital
-Arizona College of Homeopatic Medicine (Arizona)
-Community Helth Foundation(Associação de Medicina Holística) - (Londres)
-East West Foundation (Boston)
-East West Macrobiotic
-Escola Medicorum Botanicae (Barcelona)
-Faculdade de Medicina de Paris XIII - Departamento de Medicinas Naturais - (Bobigny)
-Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (UNI-RIO)
(RIO DE JANEIRO)
-Hospital Saint-Justine (Monréal - Quebeque)
-International Institute for Research on Metabolic Diseases and Cancer
-London's Royal Homoepathic (Londres)
-New England School of Acupuncture (Boston - Massachusets)
-Nutrition - Hidden Walley - Humanities Califórnia Research
(USA)

ALTERNATIVAS NA TELEVISÃO PORTUGUESA

A atenção, ainda que viciada ou viciosa e sectária, por parte dos «mass media» em relação às «tecnologias alternativas de saúde», é também uma prova de que existem e de que não são um sonho.
A RTP apresentou, em 1988 (?), uma série sobre medicinas que curam, mas já em 1985 divulgara um programa de oito episódios «The Medicine Man», da Anglia Television.
À parte este caso, que foi certamente por acaso, quando a televisão se mete no «campo alternativo» é sempre para dar oportunidade à medicina química de impor os seus pontos de vista[, quase sempre de forma troglodita e escolhendo bem os alçapões onde há-de enfiar os opositores.]

O EXEMPLO DE TRÊS REVISTAS FRANCESAS

Revistas francesas de grande prestígio não têm esquecido o tema.
Um número especial da revista «Autrement» era dedicado, em Dezembro de 1986, ao tema «Autres Médecines, Autres Moeurs», tinha 236 páginas e custava 80 francos franceses.
O semanário «Madame Figaro», de 13-19 de Dezembro de 1986, dedicava um dossier especial ao assunto «Médecines Douces», enquanto a revista «Elle» se ocupava de «Ayurveda - os segredos da Medicina indiana» - no seu número de 24/8/1987.
Em Março de 1985, era a revista «Science et Vie», tão ciosa dos seus pergaminhos científicos, que dedicava um dos seus números trimestrais às «Medicinas Paralelas».
No domínio da legislação progressista adoptada, a Austrália mostrava o caminho, fazendo aprovar, em 8 de Setembro de 1985, no Parlamento, a lei sobre Medicinas Naturais.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE AVANÇA SEM MEDO

A Organização Mundial de Saúde editava, em 1983, a obra «Medicina Tradicional e Cobertura dos Cuidados de Saúde», o mais completo e sistemático repositório que já foi elaborado sobre o conjunto das mais preciosas medicinas tradicionais das grandes culturas do mundo como a tibetana, a chinesa, a indiana, etc.
Fazendo assim face às pressões multinacionais para ignorar ou omitir o assunto, a OMS consagra nesta obra e definitivamente as «artes terapêuticas» nas quais terá de se basear, para ser verdade e para ser democrática, a sua campanha «Saúde para Todos no Ano 2000», desideratum que só com as medicinas naturais e nacionais poderá conseguir-se, já que é impossível dotar todo o Mundo com os sistemas sofisticados e de alto custo para onde caminha a medicina de ponta... dita de «alta especialização»
No quadro que a seguir se apresenta, destacam-se com asterisco as «tecnologias apropriadas de saúde» que se encontram largamente referenciadas na obra monumental da OMS « Medicina Tradicional e Cobertura dos Cuidados de Saúde».

TERAPÊUTICAS HOLÍSTICAS DE A A Z

Acupunctura*
Algoterapia
Aromoterapia
Astrodiagnóstico*
Aura*
Auriculoterapia
Biocatalítica
Biofeedback*
Bioinformação
Bionergia*
Bioquímica*/Biopatia/Bioterapia
Bioritmo*
Bromatologia
Celuloterapia
Cera (Benhos de)*
Cibernética humana*
Cólon (lavagens do)
Coluina (correcções da)
Crenoterapia/Balneoterapia*
Cromoterapia*
Desintoxação (cura de)*
Dianética*
Diatermia e micro-ondas*
Dieta de Proteínas*
Dieta vegetalina*
Dietética/Dietoterapia
Digitopunctura
Dissociação dos Alimentos
Do-In
Electrobiofísica
Electro-nipunctura
Electroterapia*
Emagrecimento(cura de)
Embrioterapia
Endocrinoterapia endógena*
Enzimoterapia por lacto-fermentados
Etiopatia
Farmacopeia vegetal/Fitoterapia*
Fisiognomia
Fisioterapia
Flores (tratamento pelas)*
Galvanismo*
Geotarapia/Argila*
Gestalterapia
Grafopatologia
Helioterapia(banhos de sol)*
Herbologia
Hidroterapia*
Hipnoterapia*
HLB (Hemo-teste)
Homeopatia*
Iman-terapia
Ioga-terapia
Ionoforese
Iridologia*
Jejum*
Kirlian (fotografia)*
Lágrimas (terapia das)
Laserterapia
Macrobiótica*
Magnetoterapia
Massagem terapêutica
Medicina aiurvédica*
Medicina antroposófica*
Medicina psiónica*
Mesmerismo*
Mesoterapia*
Monodietas*
Moxibustão*
Musicoterapia*
Naturopatia*
Neuralterapia*
Nutriterapia/Dietética*
Oligoterapia
Ondas curtas
Ondas galvânicas*
Ondas interferenciais*
Organoterapia
Orgon-terapia*
Osteoterapia*
Oxigeno-terapia*
Pedras preciosas*
Peeling (método)
Pirâmides (terapêutica pelas)*
Pranoterapia*
Psicanálise
Psicocibernética
Quinesiologia aplicada*
Quiropraxia*
Radiónica/Radiestesia*
Reflexologia/Reflexoterapia*
Rejuvenescimento (regimes de)
Relaxing/Training autogene*
Sauna terapêutico
Shiatsu*
Sofrognose/Sofrologia/Hipnose*
Sono (terapia do)
Sudação (banhos de)
Sumos de frutos(cura por)
Tai Shi Chuan
Talassoterapia
Termoterapia
Ultravioletas*
Ventosas*
Vitaminoterapia por germinados

(*) O asterisco (*) indica as modalidades terapêuticas apenas enunciadas ou largamente analisadas pela obra monumental da Organização Mundial de Saúde sobre medicinas tradicionais publicada em 1983

O QUE DIZ «O LIVRO DA MEDICINA NATURAL»

Publicado em língua portuguesa pela editora Presença, «O Livro da Medicina Natural» (assim intitulado) considera um quadro de terapêuticas bastante bizarro, já que dele se excluem terapêuticas hoje não só evidentes como de grande público (caso da Acupunctura) enquanto se inserem outras (como a Bioquímica) que dificilmente podemos encontrar referidas em fontes bibliográficas fidedignas sobres estes assuntos.
Quiroprática, Neuroterapia, Terapêutica segmentar, Terapêutica dos focos de doença e Terapêutica das zonas reflexas do Pé são as modalidades indicadas.

A LISTA DA REVISTA «TEST-ACHATS»

A eleição de novas terapêuticas faz-se, por vezes, em função da ordem indicada pelos números obtidos em sondagens.
No caso da revista belga «Test-Achats», cinco especialidades terapêuticas se encontram entre as mais votadas pelo público consumidor.
Homeopatia
Acupunctura
Terapêuticas manuais (Osteopatia e Quiropraxia)
Fiototerapia
Magnetoterapia

A LISTA DA REVISTA «SCIENCE ET VIE»

Ao reconhecer importância suficiente às «medicinas paralelas» para lhe dedicar um dos seus números (monográficos ou temáticos) trimestrais, a revista francesa «Science et Vie» convidou os seus colaboradores, quase todos catedráticos de Medicina, para falar das seguintes especialidades( assim pela revista classificadas), ou modalidades, aqui indicadas pela ordem como aparecem publicadas na revista:

Acupunctura
Auriculoterapia
Crenoterapia
Dietoterapia
Epistemologia (?)
Fitoterapia
Homeopatia
Iridologia
Mesoterapia
Osteoterapia
Paramedicinas
Psicoterapia

A LISTA DA REVISTA «VIE NATURELLE»

Os itens seguintes foram indicados pela revista francesa «Vie Naturelle», que sobre eles organizou seminários e estágios:
Alexander (Método)
Análise conceptual
Análise transaccional
Artes Marciais
Astrologia médica
Bioenergia
Caligrafia Chinesa
Comunicação espontânea
Consciência do corpo (Método Feldenkrais)
Dietéticos (métodos)
Energética chinesa
Fitoterapia
Gestalt
Homeopatia
Iluminação intensiva
Integração postural
Iridologia
Karate-do tradicional
Massagens
Medicinas naturais
Meditações
Morfofisiologia
Musicoterapia
Naturopatia
Pintura chinesa
Programação neuro-linguística
Psico-síntese
«Rebirth»
Reflexologia
Relações pais-filhos
Relaxações
«Rolfing»
Sofrologia
Simbolismo
Tai-Chi
Yoga

A LISTA DA CIA-MAN

Ao convocar o Congresso Mundial de Medicinas Alternativas, a Confederação Internacional de Associações de Medicinas Alternativas Naturais (CIA-MAN) anunciava algumas técnicas como escolhas dos profissionais em Naturoterapia, na ordem em que se indicam a seguir:
Digitopunctura
Auriculoterpia
Herbologia
Iridologia
Sofrologia
Bromatologia
Grafopatologia
Psicocibernética
Tai Chi Chuan
Macrobiótica
Quiropraxia
Shiatsu
Do-In
Fisiognomia
Radiónica
Terapia Natural
Reflexologia
Laserterapia
Dietética
Osteopatia
Bio-feedback
Aromoterapia
Cromoterapia
Orgon-Terapia
Fisioterapia
Magnetoterapia
Ioga

A LISTA DA REVISTA «PLANETA»

Em número especial sobre «Terapias Alternativas», a revista «Planeta», do Rio de Janeiro, propunha as distinções seguintes, aqui indicadas pela ordem em que aparecem na paginação da revista:
Acupunctura
Análise transaccional
Antroposofia
Aromoterapia
Bionergética
Control Mental Silva
Cromoterapia
Dança
Do-In
Energia piramidal
Gestalterapia
Hidroterapia
Homeopatia
Ioga
Medicina herbária
Meditação Transcendental
Musicoterapia
Nutrição
Psicanálise
Psicodrama
Quiroprática
Radiestesia
Relaxamento
Rolfing
Shiatsu
Sofrologia
Termoterapia
***