ORDER BOOK

*DEEP ECOLOGY - NOTE-BOOK OF HOPE - HIGH TIME *ECOLOGIA EM DIÁLOGO - DOSSIÊS DO SILÊNCIO - ALTERNATIVAS DE VIDA - ECOLOGIA HUMANA - ECO-ENERGIAS - NOTÍCIAS DA FRENTE ECOLÓGICA - DOCUMENTOS DO MEP

2006-07-09

OCDE 1992

ocde > diario73> índice de radicalidade ac - ***** - inéditos ac de 1992 – diário de um idiota

QUALIDADE DE VIDA NAS METAS DA OCDE - COMO A REALIDADE DESMENTE A BOA INTENÇÃO DOS POLÍTICOS

9/7/1992 - Divulgadas em Julho de 1973, as metas teóricas para a felicidade dos povos continuam hoje, apesar de todo o crescimento económico e industrial, mais longínquas do que o eram nessa altura.
Serve esta repescagem de metas enunciadas há quase vinte anos, para evidenciar que a felicidade dos povos é possível, mas não através dos métodos e modelos de desenvolvimento propostos pela ideologia tecnocrática.
No entanto, é essa ideologia que continua a ser aplicada para convencer os eleitorados a manter e prorrogar o sistema de exploração chamado «desenvolvimento industrial». Se alguma coisa tem que mudar, é certamente nesta «ideologia do crescimento», nesta ideologia «desenvolvimentista» que elas terão radicalmente que mudar.[repescagem em 20/9/1990]

A lista de 24 «preocupações sociais» comuns à maioria dos países membros da OCDE e que têm ou poderão vir a ter importância para a política económica-social dos governos, é a seguinte:
Saúde - Probabilidade de viver de boa saúde ao longo de todo o ciclo de vida. Efeitos sobre as pessoas dos atentados à saúde.
Personalidade - Aquisição pela criança de conhecimentos, métodos e valores necessários ao desenvolvimento da sua personalidade e ao futuro exercício das responsabilidades de cidadão. Meios disponíveis para assegurar o desenvolvimento da personalidade pela educação e utilização efectiva que deles faz. Cultivo e desenvolvimento, em cada ser humano, de conhecimentos, de métodos e de disponibilidade adequados a permitir-lhe - se o desejar - uma participação em melhores condições na vida económica. satisfação sentida pelo indivíduo no decurso do processo de educação. Preservação e enriquecimento da herança cultural enquanto elemento da qualidade de vida dos seus membros dos diversos grupos sociais.
Emprego e trabalho - Possibilidade, para aqueles que o desejem, de ascender a um emprego lucrativo. Qualidade da vida de trabalho. Satisfação dada ao indivíduo pela vida de trabalho.
Tempo livre e descanso - Possibilidade de escolher efectivamente o emprego do tempo.
Bens e serviços - Possibilidade de dispor pessoalmente de bens e serviços. Número de indivíduos materialmente desfavorecidos. Grau de equidade na possibilidade dos bens e serviços públicos e privados. Protecção dos indivíduos e das famílias contra os riscos económicos.
Ambiente físico - Condições de habitação. Exposição da população a matérias poluentes nocivas e ou desagradáveis. Vantagens colhidas pela população da utilização do ambiente físico e da sua valorização.
Segurança - Formas de violência aberta ou lavrada sofridas pelos indivíduos. Carácter equitativo e humano da aplicação das leis. Confiança na maneira como é exercida a justiça.
Participação - Grau de desigualdades sociais. Participação na vida colectiva e nos processos de decisão.
***