ORDER BOOK

*DEEP ECOLOGY - NOTE-BOOK OF HOPE - HIGH TIME *ECOLOGIA EM DIÁLOGO - DOSSIÊS DO SILÊNCIO - ALTERNATIVAS DE VIDA - ECOLOGIA HUMANA - ECO-ENERGIAS - NOTÍCIAS DA FRENTE ECOLÓGICA - DOCUMENTOS DO MEP

2006-03-15

NATUROLOGIA 1999

99-03-15-nn-ba-balanço do ano - tese-10

A FRAUDE DO ENSINO SUPERIOR

15/3/1999 - O dogma actualmente dominante e que pode ser fatal para a Naturologia e o ensino correcto da Naturologia, é o da especialização.
Segundo esse dogma , o ensino superior deverá caracterizar-se por levar a especialização até à completa desfiguração do real e dos reais movimentos que exprimem o real.
A atomização de informações e de nomenclaturas, instalou no ensino o reino do virtual, significando virtual a ausência de real.
Tal como queria lenine, é preciso , aqui, dar dois passos atrás para poder dar 3 passos em frente.
Para avançar em naturologia e na construção do novo paradigma, é preciso sistematica e obrigatoriamente recuar, em Biologia, em Física, em Química e em Fisiologia, recuar às matérias do 9º. 10º, 11º e 12º, recuperando os contextos globais que o dogma religioso da especialização e da respectiva «superioridade» do ensino superior, pulverizou como se o conhecimento adquirido anteriormente fosse lixo e tudo o que aluno andou a aprender desde o 9º ao 12º estivesse ultrapassado.
Este corte na continuidade das informações através dos vários escalões de ensino é uma das razões que faz do ensino superior o reino de malucos e paranóicos que de facto é.
Se é proibido dizê-lo, tanto mais necessário será dizê-lo.
Se é proibido dizê-lo, porque todos estão muito satisfeitos colaborando na gigantesca fraude, tanto mais necessário será dizê-lo e agir em conformidade com a verdade.
Seria lamentável que a Naturologia e o ensino da Naturologia colaborasse, sem um estremeção de consciência, nessa fraude e nessa falsidade.
Seria lamentável que a Naturologia, com medo do sistema e dos poderosos interesses instalados, colaborasse sem crítica e sem o mínimo de ditanciamento, na gigantesca fraude.
***