AUTOTERAPIA 2006
abc-abc> autoterapia alimentar
6-3-1997
PRONTO-SOCORRO ALIMENTAR:A - Z
Quer se faça ou não faça macrobiótica, alguns recursos alimentares deverão estar sempre presentes, seja qual for o problema de saúde que se apresente.
Vamos indicar, por ordem alfabética, alguns itens a não esquecer:
Ácidos Aminados - Quase sempre esquecidos, os ácidos aminados têm uma importância tão grande, na alimentação, como as Vitaminas, os Sais Minerais, os Enzimas e as Proteínas. (Ver Levedura, ácido pantoténico e ácido fólico)
Agrião - Rico em lítio, pode ser recomendado como «medicamento» para estados depressivos e maníaco-depressivos. Tisana de alecrim ajuda em idênticos casos.
Alcachofra - Pouco utilizada em Portugal na culinária, a alcachofra é, com a família dos rábanos, o melhor remédio para problemas do fígado, dado o seu teor de enxofre. (Ver rábano, nabo e rabanete, Ver enxofre)
Alergia - Piridoxina (Vitamina B6) deve indicar-se sempre que haja terreno alérgico.
Aloé Vera - Confirma-se o poder cicatrizante entre todas as virtudes que se atribuem ao extracto desta planta, deste «cacto», tão frequente hoje por toda a parte e que se destaca pelas flores vermelhas durante o Inverno. Actuando no tecido reticulo-endotelial (espécie de rede que cobre pele e membranas internas) pode, por isso, atribuir-se ao Aloé Vera virtudes profilácticas de doenças degenerativas.
Bagaço de Soja - Desaconselhável em todas as circunstâncias, zero em nutrientes. (Ver Leite de Soja)
Bulgur - Os cereais de pequena configuração como o bulgur, a Kinoa e o Millet (os mais equilibrados do ponto de vista Yin/Yang) podem ser cozidos assim: a) quantidade - uma chávena de cereal para 2 ou 3 de água (conforme se pretende + ou - seco) ; b) água a ferver, na qual se deita o cereal; baixa fervura e fica ao lume durante 25/30 minutos. Adiciona-se sal e óleo.
Cartilagem de Tubarão - Parecem confirmar-se os bons resultados da cartilagem de tubarão para: artrite inflamatória, psoríase, gastroenterite e redução de tumores em geral. Actuaria reforçando as defesas naturais, o sistema imunitário.
CVD – Chá (caldo) dos vegetais doces: Cebola + Cenoura + Abóbora + Couve Branca. Cozer com pouca água, lume brando, durante 20 minutos, como quem destila. Recomenda-se escaldar os vegetais (folhas verdes) , para perderem resíduos de pesticidas que podem ter.
Diurese - Sempre que, por medicamentos ou regimes especiais, haja aumento anormal de diurese, deve redobrar a atenção relativamente aos recursos mineralizantes, de que se dá nesta lista alfabética vários itens.
Dores menstruais - Em oligoterapia, indica-se:
a) Zinco+Cobre
b) Zinco+Níquel+Cobalto
c) Manganés
d) Zinco
Expectoração - Confirma-se o efeito expectorante do Hydrastis Canadensis (homeopatia, gotas ou grânulos) na limpeza dos brônquios e vias respiratórias. Sem esquecer a cebola e o Alho, que também ajudam a expectoração.
Focos reumáticos nas articulações - Por experiência, confirma-se o resultado excepcional obtido com duas homeopatias: Brionia Alba-7CH e Arnica Montana-7 CH.
Frieiras - Confirma-se o bom resultado do oligoelemento magnésio (comunicação ou circulação intercelular).
Gengibre (Raiz de) - Facilita a expectoração, devendo estar presente sempre que haja problemas respiratórios. Ralado ou em tisana. Para as crises respiratórias do Inverno e nem só. (Ver Cebola e Alho). - Planta originária da Ásia, de raízes aromáticas, utilizada também como condimento: mangarataia.
Germinados - Omelete é uma maneira prática de ingerir germinados (trigo ou soja) dada a dificuldade que algumas pessoas sentem em os mastigar crus.
Hemorroides - Manifestação frequente nos que têm problemas de metabolismo das gorduras. Manifestação com sede no Fígado, é o Fígado que deve ser tratado (também) além dos tratamentos locais que porventura se façam. Oligoterapia aconselhada para profilaxia e tratamento agudo:
a) Manganés
b) Manganés+ Cobalto,
c) Iodo e Enxofre. Em homeopatia, lembra-se Nux Vomica e Sulphur.
Ites - Em caso de «ites» ( inflamações e infecções) , Oligoterapia de base aconselhável :
a) Cobre + Ouro + Prata,
intercalando com Cobre
Lacto-Fermentados - Para desintoxicação do organismo em profundidade - através da acção enzimática - a macrobiótica dispõe de um plantel de recursos, de que são exemplo os lacto-fermentados:
a) Chucrute
b) Picles sem álcool (sal e água, apenas)
c) Miso
d) Tamari
e) Pão ázimo
f) Vinagre de Maçã
g) Vinagre de Arroz.
O metabolismo das gorduras depende muito de qualquer destes condimentos/medicamentos.
Leite de Soja - Um dos derivados da Soja absolutamente desaconselhável, especialmente aos que tenham problemas intestinais.
Levedura de Cerveja - Condimento comum, rico em vitaminas, que poderá usar-se em comprimidos, para andar sempre e a qualquer hora à mão. Muito rica em Biotina (Vitamina B8) e Niacina (Vitamina B3), a Levedura de Cerveja tem ainda: Tiamina (Vitamina B1), Riboflavina (B2), Pirodoxina (B 6) , Cianocolobolamina ( B12) , Ácido Pantoténico e Ácido Fólico.
Lítio - O Oligoelemento por excelência do foro psíquico : usado em psiquiatria, psicoses maníaco-depressivas, hiperansiedade e hiperemotividade com perda da hierarquia de valores, depressão, diminuição de faculdades intelectuais , apatia, insónia dos ansiosos, sindromas musculares dolorosos por tensão ou crispação.
Tem, portanto, 2 tipos de acções:
a) No físico, melhora as funções eliminatórias pelas vias urinárias, nomeadamente ureia e ácido úrico
b) No psíquico, actua nos casos de nervosismo, ansiedade, angústia, depressão psíquica, insónia, instabilidade, agitação, irritabilidade, perturbações de humor, carácter e comportamento, agressividade, inibição, psico-pruridos e psico-dermatoses.
Memória - a) Alumínio
b) Silício
c) Zinco+Cobre é, em Oligoterapia, a receita recomendada para ajuda à memória e a quem tenha de realizar esforços intelectuais (ver Lecitina).
Manganés - Manganés e Enxofre são, em Oligoterapia, os elementos a lembrar sempre que haja insuficiência hepática, que pode coexistir com insuficiência biliar.
Nervos - Em Oligoterapia, magnésio protege célula nervosa.
Nux Vomica 8 CH - Não confirmado para depressão: 3 grânulos de cada vez, 3 vezes dia, 1/2 hora antes das principais refeições. Cépia 6CH é indicado simultaneamente, durante 11 dias , 1/2 depois das refeições, depois parar.
Panne sexual - Para os que vivem no pavor de «falhar» no momento em que têm de afirmar a sua virilidade (aquilo a que os franceses chamam «panne sexual»), a revista «Vie Naturel» aconselhava alguns elementos/alimentos, que, dada a sua excessiva abundância, deverão ser criteriosamente seleccionados: Vitamina E, Gengibre, Canela, Baunilha, Açafrão, Basilisco, Trutas, Ovos, Ginseng, Chá Mu, Zinco/Cobre, Manganés/Colbalto, Litium, Cobre+Ouro+Prata. Em alguém que siga um regime de poucas carências, provavelmente um ou dois destes elementos poderão «fazer o milagre». A confirmar totalmente pela prática. Conselho de prudência: nunca juntar mais que 2 dos itens indicados, predominantemente yangues. De certo, a receita é uma «intoxicação» yang, crítica que aqui fica feita.
Papaysan - Comprimidos de Papaya, em pequenas caixas de folha de flandres, óptimo para melhorar a produção de enzimas digestivos, facilitando portanto as digestões difíceis.
Potássio - Mineral esquecido a reabilitar - Fontes mais frequentes de Potássio: Carne, Legumes, Leite - Funções do Potássio: Contracção Muscular - Carência de Potássio (sintomas): Debilidade geral, Irregularidade de contracção cardíaca, Paralisia (Ver Diurese).
Próstata - Regista-se e sublinha-se o papel do ácido biliar em excesso na etiologia do cancro da próstata.
Relógio biológico - O professor Victor Frolov , da Universidade de Moscovo, demonstrou que um coração saudável se comporta diferentemente segundo os meses do ano e até as horas do dia. Na Europa, o maior número de enfartes do miocárdio produzem-se no fim do Outono e no começo da Primavera; nos países asiáticos, isso acontece mais no Verão.
Reumático - Oligoterapia profiláctica:
a) Manganés + Cobalto
b) Fósforo (tensão nervosa)
c) Flúor
d) Cobre + Ouro + Prata (antisenescente, tensão nervosa).
Salsa - Faz parte dos alimentos-rei apesar da sua humildade. Rico em Vitamina A, deveria andar todos os dias nos nossos pratos, nomeadamente se há problemas da vista e da visão.
Shitake - Cogumelo japonês rico em ácidos aminados, lípidos, proteínas, glúcidos , lentinan e outros elementos nutritivos, o Shitake é indicado para reforço do sistema imunitário. Na macrobiótica, diz-se que expulsa o sal acumulado no organismo, podendo ser bebido o chá feito com o cogumelo e depois comido o próprio cogumelo.
Staphysagria - Em alguns casos de alergia, nomeadamente se afecta os olhos, há quem reaja muito bem a esta homeopatia em grânulos, na diluição 5 CH. Para crises respiratórias de fundo alérgico, poderá também resultar.
Sódio (Excesso de) - Causa possível de indisposições menstruais.
Sulfogène - Produto em ampolas da Biocatal, alternativo ao Radis Noir: na base do enxofre, poderá , no entanto, em casos de hipersensibilidade alérgica provocar reacções que assustem o doente; nesse caso, radis noir actuará de modo mais suave. (Ver Enxofre e Radis Noir).
Varizes - Experiência confirma bons resultados de: Aplicação tópica de Argila e Couve branca; ingestão de Mirtilo e Taraxaco (Dente de Leão) em Tisanas .
Vesícula (Venenos para a ) - Chocolate, Alimentos concentrados ou com sabores muito intensos (picante, ácido, salgado, doce, amargo) , Bebidas alcoólicas, Frituras, Manteiga de vaca gorda e salgada, Limão, Mel, Miso, Ovos com clara, Pão Branco, Queijo gordo e salgado, Requeijão.
***
6-3-1997
PRONTO-SOCORRO ALIMENTAR:A - Z
Quer se faça ou não faça macrobiótica, alguns recursos alimentares deverão estar sempre presentes, seja qual for o problema de saúde que se apresente.
Vamos indicar, por ordem alfabética, alguns itens a não esquecer:
Ácidos Aminados - Quase sempre esquecidos, os ácidos aminados têm uma importância tão grande, na alimentação, como as Vitaminas, os Sais Minerais, os Enzimas e as Proteínas. (Ver Levedura, ácido pantoténico e ácido fólico)
Agrião - Rico em lítio, pode ser recomendado como «medicamento» para estados depressivos e maníaco-depressivos. Tisana de alecrim ajuda em idênticos casos.
Alcachofra - Pouco utilizada em Portugal na culinária, a alcachofra é, com a família dos rábanos, o melhor remédio para problemas do fígado, dado o seu teor de enxofre. (Ver rábano, nabo e rabanete, Ver enxofre)
Alergia - Piridoxina (Vitamina B6) deve indicar-se sempre que haja terreno alérgico.
Aloé Vera - Confirma-se o poder cicatrizante entre todas as virtudes que se atribuem ao extracto desta planta, deste «cacto», tão frequente hoje por toda a parte e que se destaca pelas flores vermelhas durante o Inverno. Actuando no tecido reticulo-endotelial (espécie de rede que cobre pele e membranas internas) pode, por isso, atribuir-se ao Aloé Vera virtudes profilácticas de doenças degenerativas.
Bagaço de Soja - Desaconselhável em todas as circunstâncias, zero em nutrientes. (Ver Leite de Soja)
Bulgur - Os cereais de pequena configuração como o bulgur, a Kinoa e o Millet (os mais equilibrados do ponto de vista Yin/Yang) podem ser cozidos assim: a) quantidade - uma chávena de cereal para 2 ou 3 de água (conforme se pretende + ou - seco) ; b) água a ferver, na qual se deita o cereal; baixa fervura e fica ao lume durante 25/30 minutos. Adiciona-se sal e óleo.
Cartilagem de Tubarão - Parecem confirmar-se os bons resultados da cartilagem de tubarão para: artrite inflamatória, psoríase, gastroenterite e redução de tumores em geral. Actuaria reforçando as defesas naturais, o sistema imunitário.
CVD – Chá (caldo) dos vegetais doces: Cebola + Cenoura + Abóbora + Couve Branca. Cozer com pouca água, lume brando, durante 20 minutos, como quem destila. Recomenda-se escaldar os vegetais (folhas verdes) , para perderem resíduos de pesticidas que podem ter.
Diurese - Sempre que, por medicamentos ou regimes especiais, haja aumento anormal de diurese, deve redobrar a atenção relativamente aos recursos mineralizantes, de que se dá nesta lista alfabética vários itens.
Dores menstruais - Em oligoterapia, indica-se:
a) Zinco+Cobre
b) Zinco+Níquel+Cobalto
c) Manganés
d) Zinco
Expectoração - Confirma-se o efeito expectorante do Hydrastis Canadensis (homeopatia, gotas ou grânulos) na limpeza dos brônquios e vias respiratórias. Sem esquecer a cebola e o Alho, que também ajudam a expectoração.
Focos reumáticos nas articulações - Por experiência, confirma-se o resultado excepcional obtido com duas homeopatias: Brionia Alba-7CH e Arnica Montana-7 CH.
Frieiras - Confirma-se o bom resultado do oligoelemento magnésio (comunicação ou circulação intercelular).
Gengibre (Raiz de) - Facilita a expectoração, devendo estar presente sempre que haja problemas respiratórios. Ralado ou em tisana. Para as crises respiratórias do Inverno e nem só. (Ver Cebola e Alho). - Planta originária da Ásia, de raízes aromáticas, utilizada também como condimento: mangarataia.
Germinados - Omelete é uma maneira prática de ingerir germinados (trigo ou soja) dada a dificuldade que algumas pessoas sentem em os mastigar crus.
Hemorroides - Manifestação frequente nos que têm problemas de metabolismo das gorduras. Manifestação com sede no Fígado, é o Fígado que deve ser tratado (também) além dos tratamentos locais que porventura se façam. Oligoterapia aconselhada para profilaxia e tratamento agudo:
a) Manganés
b) Manganés+ Cobalto,
c) Iodo e Enxofre. Em homeopatia, lembra-se Nux Vomica e Sulphur.
Ites - Em caso de «ites» ( inflamações e infecções) , Oligoterapia de base aconselhável :
a) Cobre + Ouro + Prata,
intercalando com Cobre
Lacto-Fermentados - Para desintoxicação do organismo em profundidade - através da acção enzimática - a macrobiótica dispõe de um plantel de recursos, de que são exemplo os lacto-fermentados:
a) Chucrute
b) Picles sem álcool (sal e água, apenas)
c) Miso
d) Tamari
e) Pão ázimo
f) Vinagre de Maçã
g) Vinagre de Arroz.
O metabolismo das gorduras depende muito de qualquer destes condimentos/medicamentos.
Leite de Soja - Um dos derivados da Soja absolutamente desaconselhável, especialmente aos que tenham problemas intestinais.
Levedura de Cerveja - Condimento comum, rico em vitaminas, que poderá usar-se em comprimidos, para andar sempre e a qualquer hora à mão. Muito rica em Biotina (Vitamina B8) e Niacina (Vitamina B3), a Levedura de Cerveja tem ainda: Tiamina (Vitamina B1), Riboflavina (B2), Pirodoxina (B 6) , Cianocolobolamina ( B12) , Ácido Pantoténico e Ácido Fólico.
Lítio - O Oligoelemento por excelência do foro psíquico : usado em psiquiatria, psicoses maníaco-depressivas, hiperansiedade e hiperemotividade com perda da hierarquia de valores, depressão, diminuição de faculdades intelectuais , apatia, insónia dos ansiosos, sindromas musculares dolorosos por tensão ou crispação.
Tem, portanto, 2 tipos de acções:
a) No físico, melhora as funções eliminatórias pelas vias urinárias, nomeadamente ureia e ácido úrico
b) No psíquico, actua nos casos de nervosismo, ansiedade, angústia, depressão psíquica, insónia, instabilidade, agitação, irritabilidade, perturbações de humor, carácter e comportamento, agressividade, inibição, psico-pruridos e psico-dermatoses.
Memória - a) Alumínio
b) Silício
c) Zinco+Cobre é, em Oligoterapia, a receita recomendada para ajuda à memória e a quem tenha de realizar esforços intelectuais (ver Lecitina).
Manganés - Manganés e Enxofre são, em Oligoterapia, os elementos a lembrar sempre que haja insuficiência hepática, que pode coexistir com insuficiência biliar.
Nervos - Em Oligoterapia, magnésio protege célula nervosa.
Nux Vomica 8 CH - Não confirmado para depressão: 3 grânulos de cada vez, 3 vezes dia, 1/2 hora antes das principais refeições. Cépia 6CH é indicado simultaneamente, durante 11 dias , 1/2 depois das refeições, depois parar.
Panne sexual - Para os que vivem no pavor de «falhar» no momento em que têm de afirmar a sua virilidade (aquilo a que os franceses chamam «panne sexual»), a revista «Vie Naturel» aconselhava alguns elementos/alimentos, que, dada a sua excessiva abundância, deverão ser criteriosamente seleccionados: Vitamina E, Gengibre, Canela, Baunilha, Açafrão, Basilisco, Trutas, Ovos, Ginseng, Chá Mu, Zinco/Cobre, Manganés/Colbalto, Litium, Cobre+Ouro+Prata. Em alguém que siga um regime de poucas carências, provavelmente um ou dois destes elementos poderão «fazer o milagre». A confirmar totalmente pela prática. Conselho de prudência: nunca juntar mais que 2 dos itens indicados, predominantemente yangues. De certo, a receita é uma «intoxicação» yang, crítica que aqui fica feita.
Papaysan - Comprimidos de Papaya, em pequenas caixas de folha de flandres, óptimo para melhorar a produção de enzimas digestivos, facilitando portanto as digestões difíceis.
Potássio - Mineral esquecido a reabilitar - Fontes mais frequentes de Potássio: Carne, Legumes, Leite - Funções do Potássio: Contracção Muscular - Carência de Potássio (sintomas): Debilidade geral, Irregularidade de contracção cardíaca, Paralisia (Ver Diurese).
Próstata - Regista-se e sublinha-se o papel do ácido biliar em excesso na etiologia do cancro da próstata.
Relógio biológico - O professor Victor Frolov , da Universidade de Moscovo, demonstrou que um coração saudável se comporta diferentemente segundo os meses do ano e até as horas do dia. Na Europa, o maior número de enfartes do miocárdio produzem-se no fim do Outono e no começo da Primavera; nos países asiáticos, isso acontece mais no Verão.
Reumático - Oligoterapia profiláctica:
a) Manganés + Cobalto
b) Fósforo (tensão nervosa)
c) Flúor
d) Cobre + Ouro + Prata (antisenescente, tensão nervosa).
Salsa - Faz parte dos alimentos-rei apesar da sua humildade. Rico em Vitamina A, deveria andar todos os dias nos nossos pratos, nomeadamente se há problemas da vista e da visão.
Shitake - Cogumelo japonês rico em ácidos aminados, lípidos, proteínas, glúcidos , lentinan e outros elementos nutritivos, o Shitake é indicado para reforço do sistema imunitário. Na macrobiótica, diz-se que expulsa o sal acumulado no organismo, podendo ser bebido o chá feito com o cogumelo e depois comido o próprio cogumelo.
Staphysagria - Em alguns casos de alergia, nomeadamente se afecta os olhos, há quem reaja muito bem a esta homeopatia em grânulos, na diluição 5 CH. Para crises respiratórias de fundo alérgico, poderá também resultar.
Sódio (Excesso de) - Causa possível de indisposições menstruais.
Sulfogène - Produto em ampolas da Biocatal, alternativo ao Radis Noir: na base do enxofre, poderá , no entanto, em casos de hipersensibilidade alérgica provocar reacções que assustem o doente; nesse caso, radis noir actuará de modo mais suave. (Ver Enxofre e Radis Noir).
Varizes - Experiência confirma bons resultados de: Aplicação tópica de Argila e Couve branca; ingestão de Mirtilo e Taraxaco (Dente de Leão) em Tisanas .
Vesícula (Venenos para a ) - Chocolate, Alimentos concentrados ou com sabores muito intensos (picante, ácido, salgado, doce, amargo) , Bebidas alcoólicas, Frituras, Manteiga de vaca gorda e salgada, Limão, Mel, Miso, Ovos com clara, Pão Branco, Queijo gordo e salgado, Requeijão.
***
0 Comments:
<< Home