ORDER BOOK

*DEEP ECOLOGY - NOTE-BOOK OF HOPE - HIGH TIME *ECOLOGIA EM DIÁLOGO - DOSSIÊS DO SILÊNCIO - ALTERNATIVAS DE VIDA - ECOLOGIA HUMANA - ECO-ENERGIAS - NOTÍCIAS DA FRENTE ECOLÓGICA - DOCUMENTOS DO MEP

2006-03-30

CALIGARI 1994

6227 caracteres-pergunt1>astrid-1>tele>

31-3-1994

Coma Bem - Viva Melhor - Pergunte que nós Respondemos

Comer mais e mais caro não significa comer melhor. Antes pelo contrário. A moderação é uma das componentes da qualidade. E os melhores produtos nem sempre são os mais dispendiosos. De todos os mitos que inundam, no nosso tempo, o campo alimentar, os mitos do sabor têm levado a melhor: mas há quem já sa vá apercebendo de que o sabor não é tudo e de que «saber bem» nem sempre significa «sentir-se melhor». Há os que querem sentir-se bem depois de uma refeição: e com todas as suas faculdades em forma. Por isso procuram os alimentos mais adequados a cada momento e a cada caso. Por isso acreditam que as «dietas» não se fizeram para sofrer mais mas para evitar sofrer tanto. Saber comer é saber viver. Se está interessado nisso, pergunte que nós responderemos. Aqui, nesta nova secção da Tele-Culinária, se fará o «feed back» urgente e necessário. Não estamos cá para outra coisa. Escreva, telefone ou faxe. E a resposta, conforme a urgência, lhe será dada aqui ou directamente.
Dr. Caligari
*
O SELÉNIO É TÓXICO?

- Existe uma certa propaganda à volta do Selénio, mas gostaria de saber se é aconselhável o seu uso ou se poderá ter riscos tóxicos. Que me diz sobre isto?

Todos os metais são tóxicos, desde que em doses tóxicas: ora nos alimentos, eles encontram-se em quantidades biológicas e jamais podem ser tóxicos. Simplesmente, o Selénio, embora essencial à vida, encontra-se praticamente banido dos nossos alimentos, devido à agricultura química. Daí que seja necessário, em muitas circunstâncias, recorrer ao Selénio sob a forma catalítica de Oligoelemento. Ao trabalhar, sob a forma de oligoelemento, conjuntamente com a Vitamina E, o Selénio torna esta mais eficaz. O Selénio é anti-oxidante e destruidor dos radicais-livres. Ajuda a antagonizar o Mercúrio e o Cádmio enquanto metais pesados que entram no organismo através do cheiro da tinta, dos alimentos, etc. Uma deficiência de Selénio está associada com uma diminuição das células B, originando baixos níveis de anti-corpos. Alguns nutricionistas defendem mesmo que o Selénio é um bom preventivo do Cancro, estendendo-se esse atributo ao Germanium, um outro bioelemento necessário, em doses infinitesimais, ao bom equilíbrio da célula. É, pelo menos, o que dizem os adeptos da medicina ortomelocular
*
MANTEIGA DE AMENDOIM: MUITA MODERAÇÃO

- As embalagens de manteiga de amendoim são de confiança? Quando a manteiga aparecer separada do óleo, é bom ou mau sinal?

- Se no frasco a manteiga aparecer separada do óleo, é bom sinal: significa que não tem «estabilizador físico» adicionado. A Manteiga de Amendoim contém 26% de proteína e 50% de gordura. A película que reveste o amendoim é rica en Vitamina B. Meio quilo de manteiga de amendoim possui tanto valor energético como um quilo de bife, 3,7 litros de leite ou 32 ovos. Mas não abuse: como todos os óleos e oleaginosas, o amendoim sobrecarrega o fígado e pode criar indisposições graves.
*
- Tenho ouvido dizer que a Vitamina A é necessária à vista mas também já li que pode ser tóxica. Quem me informa sobre isto?
- As farinhas brancas são responsáveis pelo enfraquecimento dos órgãos de visão, pois encontram-se desprovidas de Enxofre e Vitamina A, classificada pelos nutricionistas entre os «biocatalizadores» ou activadores do metabolismo. Também os Óleos Vegetais perdem, em frituras sucessivas, esta Vitamina, gerando a Acroleína -- antivitamina A -- que inibe as próvitaminas A e as Vitaminas A dos frutos, legumes e cereais. Dose exagerada de Vitamina A, sintética ou separada do alimento, pode ser tóxica, acumulando-se no fígado. Mesmo alimentos como a Cenoura não devem comer-se em excesso, por esta razão. Nada melhor do que incluir os aportes de Vitamina A ou outras, num conjunto vatamínico como são os rebentos (ou germinados) de Soja. Em caso de excesso de Vitamina A sintética, nota-se Apatia, Fadiga, Doenças da Pele, Insónia, Queda do Cabelo, Gengivite, Dores espontâneas nas pernas. A Vitamina A encontra-se em: Farinhas completas, Salsa, Couve verde, Couve roxa, Taraxaco, Nabo, Trigo, Amêndoa, Noz, Cenoura. A Roseira Brava (em tisana) é muito rica em Vitamina A, favorecendo a visão nocturna. Como vê, estimada leitora, mesmo o melhor pode ser prejudicial: tudo depende da dose e do caso individual de cada pessoa. Uma dieta é sempre personalizada e deve levar em conta as variantes de cada um, a idade, o temperamento, o sexo, o estilo de vida (mais activo ou mais sedentário), a profissão e, quem sabe, o próprio signo astrológico...
*
- Reparo que se usa e abusa da alface em saladas: os vegetarianos são mesmo conhecidos por ingerirem grandes quantidades desse «narcótico» como os grilos. Porque não pôr também na moda o velho agrião?

- Tem toda a razão quanto à moda da alface, mas não concordamos em lhe chamar «comida de grilos»: as virtudes «narcóticas» deste legume tornam-no até recomendável em casos de insónia. Mas como todas as plantas medicinais, o seu uso de rotina deve ser moderado. Cada um saberá se deve comer salada de alface ao almoço ou apenas ao jantar, pouco antes da telenovela, outro poderoso narcótico, susceptível de fazer concorrência à suave alface. Que, como se sabe, acabou por ser alcunha os lisboetas e tão popular como o Manjerico. Quanto ao Agrião, sim senhor, damos todo o apoio à sua sugestão: é um bom desopilante do fígado e pode contrariar o excesso de frituras em que tantos caem. Tem Iodo, Ferro, Cobre, Fósforo e outros sais. Tem cinco vezes mais ferro do que a Couve e a Alface. Diz-se mesmo que o seu suco, de preferência com Cebola, combate Bronquite, Tosse e outras situações catarrais. Devem comer-se também os talos, onde se encontram as suas substâncias em maior quantidade. Não confundir, ao apanhá-lo nas águas, com a Cicuta (Venenosa).
E já que falámos de Cebola, tome nota também de algumas virtudes que são atribuídas a esta «caixinha de surpresas»: devido ao seu grande teor de Silício, a Cebola possui a prerrogativa de fazer com que as artérias se tornem mais elásticas. A Cebola é Vermífuga, tal como o Alho. Se necessário, macerar algumas horas a Cebola em azeite de Oliveira, tornando-a mais tolerada por organismos sensíveis.
***