ORDER BOOK

*DEEP ECOLOGY - NOTE-BOOK OF HOPE - HIGH TIME *ECOLOGIA EM DIÁLOGO - DOSSIÊS DO SILÊNCIO - ALTERNATIVAS DE VIDA - ECOLOGIA HUMANA - ECO-ENERGIAS - NOTÍCIAS DA FRENTE ECOLÓGICA - DOCUMENTOS DO MEP

2006-01-22

MINHA LUTA 1999

99-01-23>

OS OBSCURANTISTAS

O jornal «A Voz de Paço de Arcos» publica hoje a carta(até agora inédita) que o jornalista Afonso Cautela escreveu e enviou ao jornal «O Público» em defesa dos «obscurantistas» , entre os quais obscurantistas ele se inclui, como nos disse, com muita honra.

«Para mim, medicina alternativa é equivalente a falso médico. (...) Sou um homem de ciência e a ciência não é compatível com obscurantismos.»
Germano de Sousa, novo bastonário da Ordem dos Médicos, in «Público», 23/1/1999


Exmo Sr. Director do jornal «Público»: Envio-lhe esta breve lista de autores e livros obscurantistas que advogam a medicina ecológica de vanguarda. Não foi elaborada para ensinar seja o que for ao Dr. Germano de Sousa, novo bastonário da Ordem e cientista de renome internacional, mas em atenção aos leitores do jornal «Público», que merecem ser devidamente informados. Cabe aos leitores julgar quem é e quem não é obscurantista.

José Luís Pais Ribeiro é doutorado e fundador da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e membro da The European Health Psychology Society, ensina na Universidade do Porto e no Instituto Superior de Psicologia (ISPA) . Publicou em 1998 o primeiro livro de autor português de medicina ecológica, com prefácio de Nuno Grande , presidente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e uma bibliografia de cerca de 500 títulos , quase todos das décadas de 80 e 90 e quase todos abrangidos pelo obscurantismo moderno que, como todos sabem, é a nova medicina ecológica. – Recomenda-se, pois, vivamente o seu livro «Psicologia e Saúde», Ed. ISPA, Lisboa, 1998
Deepak Chopra é especialista em endocrinologia, tendo chefiado a equipa do New England Memorial Hospital e é professor-assistente na Escola de Medicina da Universidade de Boston .- Recomendam-se dois dos seus livros já em português: Cura Quântica , Ed. Difusão Cultural, Lisboa, 1991 ; Criando Saúde, Ed. Dinalivro, 1987
Carl C. Pfeiffer dirige em Princeton o Brain Bio Center e Pierre Gonthier, agregado de pesquisas do mesmo Brain Bio Center, ensina na escola Europeia de Medicina Natural, em Évian. – São co-autores do livro Equilibre Psycho Biologique & Oligoelements (Ed. Équilibres, 1988) e dois dos mais conhecidos representantes da medicina ortomolecular criada por Lin7us Pauling.
Linus Pauling, criador da medicina ortomolecular, é reconhecido internacionalmente como um dos maiores obscurantistas, duas vezes prémio Nobel, diplomado em engenharia química e pesquisador no Instituto de Tecnologia de Pasadena. Considerado o maior químico do século XX, ganhou o Nobel de 1954 por estudos sobre a estrutura molecular da matéria e o Nobel da Paz em 1963. Fundou em 1973 o Instituto Linus Pauling de Ciência e Medicina. Fundou a medicina ortomolecular, de que se pode ler em português Como Viver Mais e Melhor, Ed. Best Seller, São Paulo , 1988,. onde Pauling, muito conhecido pela sua boina basca, ensina a curar gripes ...
Rudolfo Steiner , fundador da medicina antroposófica (uma das medicinas alquímicas modernas) e de que se pode ler : Médecine et Science Spirituelle, Ed. Anthroposophiques Romandes, entre outras obras de grande obscurantismo. Leia-se, em apoio e em francês os dois volumes de Médecine Anthroposophique, de Bott Victor (Ed. Triades)
Ivan Illich dirigiu a Universidade Católica de Puerto Rico e fundou no México , em Cuernavaca, o CIDOC, centro de estudos de cultura latino-americana. – Pode ler-se em português Limites para a Medicina-A Expropriação da Saúde, Ed. Sá da Costa , Lisboa, 1975, a mais completa denúncia do crime iatrogénico.
Richard Gerber, MD , é graduado em medicina pela Escola de Medicina da Wayne State University em Detroit e dele se pode ler em português Medicina Vibracional – Uma medicina para o Futuro, Ed. Cultrix, São Paulo, 1988 , onde sistematiza a corrente mais significativa do obscurantismo moderno que é a medicina vibratória.
O médico Guy Londechamp é em França um obscuro representante dessa medicina vibratória, tendo publicado : L’Homme Vibratoire – Vers une Médecine Global, Ed. Amrita, Paris, 1993 e Symphonie du Vivant – Pour une Médecine de l’être, Ed. Miexon, Paris, 1989, este último com prefácio de Etienne Guillé.
Etienne Guillé é doutor em ciências , «agregé» de matemáticas , professor e investigador na universidade Paris Sul, estuda o mecanismo do cancro no departamento de biologia molecular de Orsay e no Instituto Curie. Criador da medicina quântica numa obra de 4 volumes e 1225 páginas, onde usa a palavra quântico umas três vezes, dele se podem ler L’Alchimie de la Vie (Ed. Du Rocher, ) , L’Énergie des Pyramides et L’Homme (1989) e, suprema obra-prima do obscurantismo, L’Homme entre Ciel et Terre.
Implicados no obscurantismo da medicina vibratória, mais dois títulos: a) Les Cristallisations au Chlorure de Cuivre en Sciences Naturelles et en Médecine ( Stuggart, 1957, GF Verlag) sobre o único método de diagnóstico precoce conhecido no Ocidente e que quase rivaliza com o dos pulsos chineses; b) Une Nouvelle Science de la Vie, de Rupert Sheldrake (Ed. Du Rocher)
Joseph Levy é doutor em medicina e doutor de especialidade em ciências físicas , diplomado do Instituto Internacional de Acupunctura e de Medicina Energética, membro da Sociedade Francesa de Biocibernética , representando em França a medicina ortomolecular.(E ao que consta com grande sucesso de clientela...)
Michel Rémy é cirurgião-chefe honorário do Hospital Civil de Oran – Todas as vítimas da medicina moderna ganhariam em ler La Bataille du Cancer – Méthode Systématique Préventive et Curative pour Vaincre le Cancer , Ed. La Vie Claire, 1970 .- na mesma linha, leia-se Politique Preventive du Cancer , Ed. La Vie Claire. E de R. Bijon Traitement Chimique des Tumeurs par les Oligo-élements (Ed. Maloine)
Jacques la Maya, representante da medicina do habitat, é diplomado de filologia eslava e de língua russa, ex-engenheiro em electricidade industrial. Leia-se o seu livro La Médecine de l’Habitat (ed. Dangles), verdadeiro tratado do obscurantismo moderno que é a medicina ecológica.
Mais três obscurantistas da moderna medicina metabólica:
Karl Ransberger, pai da moderna enzimologia, é presidente da Medical Enzyme Research Institute , biólogo e químico pela universidade de Munique.
Anthony Lopez, especialista em imunoenzimologia , é professor de medicina na Faculdade de Medicina da UCSD, San Diego, Califórnia, director do Regional Hansens Disease Center , San Diego, Califórnia.
Michael Williams, imunoenzimologista, é professor de medicina na faculdade de medicina da Northwestern University, Chicago, presidente do conselho científico da Cancer Treatment Research Foundation e cofundador, em 1989, do Cancer Treatment Center of America, onde é director- geral e médico-chefe.
Estes 3 autores estão acessíveis na internet mas também num livrinho em português que vivamente se recomenda a todos os obscurantistas: Enzimas – A Força Vital
Assina esta lista que poderá servir de roteiro na internet e promete mais, o obscurantista-mor do reino Afonso Cautela.
***