ORDER BOOK

*DEEP ECOLOGY - NOTE-BOOK OF HOPE - HIGH TIME *ECOLOGIA EM DIÁLOGO - DOSSIÊS DO SILÊNCIO - ALTERNATIVAS DE VIDA - ECOLOGIA HUMANA - ECO-ENERGIAS - NOTÍCIAS DA FRENTE ECOLÓGICA - DOCUMENTOS DO MEP

2006-09-29

CONSUMIDOR 2002

1-2 - 02-09-29-ah> ac dos projectos - perguntas> regressos

29-9-2002

PARA AS 100 PERGUNTAS (INDISCRETAS) DO FRANCO-ATIRADOR - PRÉMIO DO INDC - III

Pergunto: ficaria vivo o jornalista que pusesse cá fora, não tudo o que sabe mas um bocadinho só do que consegue saber?
Pergunto: o que sucederia ao jornalista que respondesse, ponto por ponto, a perguntas como as que seguem?
Eis só algumas:
Quem manda fabricar hoje os sismos mais destruidores? De uma vez por todas e definitivamente , quem demonstra a relação causa-efeito obviamente existente entre os testes subterrâneos com bombas termonucleares e a actividade sísmica acrescida?
Quem continua a manobrar para que o nuclear entre no Plano Energético Nacional?
Quem continua a teimar em produzir hexaclorofluoretos que destroem a camada de ozono da alta atmosfera e que desde há 15 anos alguns raros (ecologistas?) têm denunciado?
Quem arrendou o país às multinacionais da celulose?
Quem impede a solução democrática e prática do chamado problema da habitação?
Quem continua a pôr no mercado produtos comprovadamente cancerígenos?
Quem se responsabiliza pelo cancro profissional e ocupacional que até já tem esse nome?
Quem teima em pôr no mercado alimentar produtos refinados , carenciados e portanto pré-cancerígenos?
Quem faz diagnósticos deliberadamente errados de apendicites, otites e amigdalites, para provocar de imediato operações cirúrgicas que depois se verificam ser perfeitamente desnecessárias?
Quem responde pelos péssimos transportes colectivos que Lisboa tem e terá, na sequência da política que deliberadamente as empresas públicas promovem no sentido de pressionar o governo à sua privatização?
Quem ilude o facto de que se estão a juntar, num banco de dados central, todas as informações que, a pretexto de modernização informática, se continuam armazenando sobre os cidadãos portugueses até ao último pormenor da sua vida privada?
Quem finge ignorar esta e outras violações dos direitos humanos no seio da democracia portuguesa?
Quem fiscaliza a carne de porco vinda de animais engordados em cativeiro na base de hormonas, sulfamidas e antibióticos e abatidos com doenças que todos esses produtos mascaram?
Quem está interessado em consentir que seja promulgada a lei destinada a incluir as terapêuticas livres, as artes que curam nas actividades paramédicas, subordinando-as assim à autoridade médica e anulando assim a natureza autónoma dessas terapêuticas?
Quem trava a lógica política de combate ao desemprego que consiste em antecipar idades de reforma, reduzir horários de trabalho e prolongar férias?
Quem está interessado em prorrogar a servidão do trabalhador? Quem são os cronófagos que nos vampirizam?
Quem responde pelas cheias diluvianas da América do Sul, provocadas pela destruição maciça das grandes florestas como as da Amazónia? Que países e lobbies madeireiros estão implicados na exploração e extermínio dessas florestas?
***

0 Comments:

<< Home