ORDER BOOK

*DEEP ECOLOGY - NOTE-BOOK OF HOPE - HIGH TIME *ECOLOGIA EM DIÁLOGO - DOSSIÊS DO SILÊNCIO - ALTERNATIVAS DE VIDA - ECOLOGIA HUMANA - ECO-ENERGIAS - NOTÍCIAS DA FRENTE ECOLÓGICA - DOCUMENTOS DO MEP

2006-03-01

TERAPIAS 1987

2048 bytes dadm-1> = diário de um aprendiz de medicinas

NEM DOENÇA CRÓNICA NEM SAÚDE ETERNA

Lisboa, 1/3/1987 - À inevitabilidade da doença crónica, proclamada, unilateralmente, por uma medicina que não resolve as crises agudas, contrapõe-se um outro dogmatismo, de sinal contrário, mas não menos preocupante: é o dogmatismo da saúde eterna, proclamada por correntes ditas naturistas e /ou vegetarianas.
Qualquer dos dogmatismos vai contra todas as leis naturais e noológicas.
Acreditar que a saúde é um estado eterno e imutável , ou que imutável e eterna é a doença, contraria fundamentalmente o postulado noológico que afirma: Vida é Movimento.

2 DOGMATISMOS

Lisboa, 1/3/1987 - Uma psicoterapia vinda do Brasil, chamada Trilogia Analítica e que se diz herdeira da psicanálise de Freud, indica como raiz da neurose a teomania ou mania de ser Deus, o que outros chamam «egolatrismo» ou «patologias do Ego».
Curiosamente, a Trilogia Analítica critica as filosofias «pessimistas» como o catolicismo, o budismo e o próprio Freud, do qual a mesma Trilogia Analítica diz aproveitar o método - diálogo e divã - rejeitando, entretanto, a teoria freudiana, «negativa» e «pessimista», dos instintos Eros e Tanatos.
Mas ao postular o «optimismo», a bondade natural do homem e outros intransigentes imobilismos, parece também alinhar num dogmatismo de sinal contrário.
+
2560 bytes diario de um aprendiz de medicinas

ELAS EXISTEM

Lisboa, 8/3/1989 - Quando menos se espera , as técnicas holísticas de saúde ou tecnologias terapêuticas apropriadas, base da saúde e herdeiras das verdadeiras e antigas artes de curar, aparecem noticiadas em reputadas revistas do consumismo policolorido.
A «Elle» inglesa de Março de 1989 publica três páginas a cores recheadas de receitas macrobióticas.
Em 8 de Março de 1989, o diário «Correio da Manhã» insere um artigo intitulado «Novo Fôlego para a Homeopatia».
O Boletim da Associação Portuguesa de Farmácias insere um anúncio a cores sobre o produto «X», que diz só «se vender em farmácias», embora seja ...um produto natural. E explica os motivos desse raro privilégio.
O semanário «Tal & Qual» , em finais de 1989, entrevistou um vegetariano com ar de tontinho e, mais uma vez, referia a famigerada farmacêutica de Gondarém que vende ervas para curar o cancro.

MODELOS ALIMENTARES

Lisboa, Dezembro/ 1988 - Quando, em voos de certas companhias de aviação, a gentil hospedeira de bordo pergunta ao passageiro se quer uma «refeição macrobiótica», já não é surpresa.
O regime alimentar com esse nome entrou nos hábitos «civilizados» do Ocidente e, por outro lado, já ninguém estranha ver alguém comendo com pauzinhos.
Antes pelo contrário - o gosto pelo exótico faz parte da cartilha de todo o bom «snob» que se preza.
A cozinha dita chinesa, por outro lado, criou adeptos e invadiu a cidade. Mas tem tanto a ver com Macrobiótica, como um ovo com um espeto.
O modelo dietético tal como o ensinaram no Ocidente três mestres oriundos do Japão - Jorge Oshawa, Michio Kushi e Tomio Kikushi - encontra-se hoje bem definido e, regra geral, tem restaurantes próprios, mais conhecidos por «vegetarianos» (o que pode ser e não ser a mesma coisa).
***